quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Pecado: o pior inimigo do homem

O pecado, o erro é o pior inimigo do ser humano. Errar leva o homem a perder seu rumo, seu propósito, sua essência. Errar leva o homem a perder Deus. Deus não erra, não peca. Por isso, quando o homem peca ocorre a separação. Deus não habita onde há pecado, pois nele não há pecado. A morte que o pecado gera é a ausência de Deus, pois Deus é justamente a vida. Por isso, a solidão do espírito após o pecado, por isso, o gosto amargo na alma. Pois, a presença de Deus se faz ausente.
O pecado é tão terrível que ao gerar solidão espiritual e dissabor na alma, ele tende a gerar morte física. O primeiro sentimento que surge após o pecado (em grande maioria) é o remorso. O remorso é um sentimento de insucesso que te faz desistir de tudo, te faz não ver mais jeito, e te leva para atitudes mais terríveis.
O remorso te leva para o isolamento, onde não se quer ver niguém. O remorso te leva à depressão, onde não há alegria de viver. O remorso te leva a se matar, pois não se vê esperança, não se vê solução sem a morte. O remorso te leva a continuar pecando, pois se quer fugir da realidade e o seu pecado te dá essa sensação.
O pecado é o nosso maior inimigo, por isso Jesus veio ao mundo. Jesus não levou sobre si o diabo, nem a carne do homem. Ele levou sobre si os nossos pecados. Deus é santo (sem pecado), e para que o homem possa viver com ele necessita sair dessa condição de pecador. Por isso que o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado, para que nos relacionemos com Deus. O homem é um pecador que pode ser puro, pelo sangue de Jesus. O homem não é puro por si mesmo, ele é puro porque o sangue de Jesus o purifica de todo pecado. Assim, cabe ressaltar que puro é diferente de santo. A purificação é momentãnea porém a santificação é um processo. A purificação inocenta e apaga a culpa a santificação constrói um relacionamento com Deus. O sangue de Jesus nos purifica e Deus nos santifica após a purificação (durante a caminhada).
Confessar o pecado é buscar purificação, abandonar e fazer morrer o instinto é buscar santificação.
A nossa carne (o nosso eu) e o diabo são dois agentes que jogam contra nossa vida com Deus. A nossa carne (o nosso eu) quer pecar, e o diabo quer que nós pequemos. Por isso que devemos fazer morrer a nossa carne (o nosso eu) e resistirmos ao diabo. Porém, para fazer morrer o nosso eu e resistir ao diabo precisamos do revestimento de Deus. Só com Deus, em Deus, por Deus e para Deus podemos conseguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário